Oficina de leitura, escrita e contemplação

Cadastre-se em:
Aula Aberta – Literatura de Paisagem

A “paisagem” é uma ideia que foi construída culturalmente ao longo do tempo. Isso quer dizer que o modo como ela é percebida e representada tem uma história. Augustin Berque, um geógrafo que estuda a paisagem há muitos anos, escreveu um livro chamado “Cinco proposições para uma teoria da paisagem”. Nesse livro, o estudioso elenca 4 condições para considerarmos uma cultura como “paisagista”. Duas dessas condições são a representação pictórica de paisagens (como a pintura) e a representação escrita, como as descrições literárias na prosa e na poesia. No nosso curso vamos ver como as palavras fazem as imagens surgirem na nossa mente, e como as pinturas, ao longo da história da arte do Ocidente, fizeram referência a paisagens descritas na literatura.

Nossa aula aberta será um panorama desse paralelo entre literatura e pintura. Da poesia de Virgílio no século 1 a.C, passaremos pela tradicional Viagem à Itália de Goethe, observaremos as feições do cerrado mato-grossense que é descrito minuciosamente pelo Visconde de Taunay em Inocência, e provaremos da atmosfera aludida por Virgínia Woolf nos seus contos.

Literatura de Paisagem é a oportunidade de ver imagens (paisagens!) nas páginas escritas de poesias, romances e contos e exercitar o olhar para perceber a paisagem nos nossos caminhos cotidianos.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s