Histórico

NOVO EDITAL PARA PROJETOS

A Secretaria Municipal da Cultura – PMPA divulga novo edital para o processo seletivo de projetos a serem realizados junto à Coordenação de Artes Plásticas / Atelier Livre entre 2018 e 2019. Inscrições abertas entre de 19 de março a 04 de maio de 2018.

O edital pode ser obtido no site: www.portoalegre.rs.gov.br/smc.

As inscrições serão realizadas através de fichas de formulário online, que pode ser acessado no link a seguir: https://goo.gl/k4WWJD

REABERTURA DA BIBLIOTECA DO ATELIER LIVRE

No dia 17 de março, às 14 horas, aconteceu a reabertura da biblioteca do Atelier Livre. Com acervo especializado em artes visuais, a biblioteca visa servir de apoio às atividades do Atelier e também atender as consultas do público externo.

     Para realizar o cadastro, é necessário apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência atualizado(dos últimos três meses). O empréstimo é de até 3 exemplares por 15 dias.

     Parte do acervo já está disponível para consulta online no site da Prefeitura, acesse em:

 

Projeto: O Papel dos Direitos

A Arte de Otávio Roth e os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Uma série de atividades estão sendo programadas no Centro Municipal de Cultura para marcar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Um projeto da Usina do Papel que propõe integrar diversos parceiros: a Biblioteca Josué Guimarães, a Geração POA e a Papeloteca Otávio Roth, a fim de potencializar esta ação coletiva. Entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro, será realizada uma exposição que homenageia Otávio Roth, reunindo 10 artistas com obras desenvolvidas a partir do tema dos direitos Humanos e o resultado das oficinas realizadas nas escolas vizinhas ao Centro Municipal de Cultura e com os usuários do projeto Geração POA. Além de uma série de atividades educativas e formativas sobre os direitos humanos e a utilização social do papel artesanal.

EXPOSIÇÃO: O Papel dos Direitos – A Arte de Otávio Roth e os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Homenageado Otávio Roth

Otávio Roth (1952/ 1993), artista plástico brasileiro, gravador, pioneiro na fabricação de papel artesanal no Brasil, ilustrador de diversos livros, entre eles a Declaração Universal dos Direitos Humanos em parceria com Ruth Rocha, para crianças. Otávio sempre atuou em ações coletivas agregando pessoas em defesa dos Direitos Humanos.

Na exposição será apresentada a obra “O Jardim” que foi criada por Otávio Roth na década de 80, que pertence ao acervo da Papeloteca Otávio Roth. O artista criou várias outras obras utilizando estes mesmos elementos plásticos. Produzidas com papel feito a partir de trapos, as “peninhas”, estiveram em exposição nos Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, Japão, e também no Brasil.

Em março de 2006, a Papeloteca Otávio Roth realizou uma exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS, em homenagem a seu patrono, reunindo obras de seus ex-alunos no RS e as obras do artista em acervo no estado, lançando a publicação “O papel de Otávio: a presença de Otávio no Rio Grande do Sul” de Celina Cabrales.

A família do artista doou, nesta ocasião, um segmento da obra à Papeloteca Otávio Roth (Porto Alegre/RS). Mede l30 cm x 8 cm x 8 cm, sobre suporte de madeira pintada de preto e proteção acrílica onde existem 372 elementos em papel artesanal de trapos, nas cores amarelo, marrom e terra. Outro segmento como esse foi doado ao Museu-Moinho Papeleiro de Capellades, Espanha.

 

Artistas convidados

Para divulgar e promover a presença da Usina do Papel, agora com sua base no Atelier Livre, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, foram convidados 10 artistas para utilizar o papel artesanal feito pela Usina, como suporte na criação de obras a partir do tema dos Direitos Humanos. Agregando assim ao público em ação cultural coletiva de reflexão sobre os Direitos Humanos e a utilização do papel artesanal. Abertura no dia 29 de novembro às 19h e visitação até 10 de dezembro.

São estes os artistas que participam da exposição no Espaço Alternativo do Atelier Livre: Ana Flávia Baldisserotto, Bárbara Benz, Bea Dagnese, Daisy Viola, Graça Craidy, Marília Bianchini, Marlene Kozicz, Moacir Chotguis, Renato Garcia e Wilson Cavalcante.

 

Atividades nas escolas:

Uma ação integrada com oficinas artísticas em Escolas da Rede Pública, esta sendo realizada pela equipe da Biblioteca, da Papeloteca e da Usina do Papel. A oficina é conduzida pela mediação do livro Declaração dos Direitos Humanos de Ruth Rocha, ilustrado por Otávio Roth. Parte do trabalho realizado pelos alunos estará em exposição no Centro Municipal de Cultura.

As escolas que participam do projeto:

Colégio Estadual Coronel Afonso Emílio Massot
CMET Paulo Freire
EMEI Tio Barnabé
Usuários do serviço da Geração POA da Secretaria Municipal de Saúde

 

Serviço:

Exposição: O Papel dos Direitos – A Arte de Otávio Roth e os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Abertura: 29 de novembro de 2018

Horário: 19h

Visitação: 29 de novembro a 10 de dezembro de 2018.

Horário: das 9h às 19h

Local: Centro Municipal Lupicínio Rodrigues, saguão e Espaço Alternativo do Atelier Livre.

Realização: Usina do Papel, Atelier Livre, Prefeitura de Porto Alegre.

Parceiros: Biblioteca Josué Guimarães / Geração POA e Papeloteca Otávio Roth

 

Ações educativas:

No dia 5 de dezembro, à tarde, no saguão do Centro Municipal de Cultura:

– Oficina de papel artesanal de trapos com a Usina do Papel.

– Roda de Conversa sobre a Arte e o ativismo artístico de Otávio Roth, com Celina Cabrales.

Produção de cadernetas:

A GerAÇÃO/POA Oficina Saúde e Trabalho/SMS, irá produzir cadernetas com o papel artesanal  orientado pela Usina do Papel e pela Papeloteca Otávio Roth. A capa da caderneta terá a impressão de xilogravura do artista plástico Wilson Cavalcante. Essas cadernetas serão comercializadas e irão gerar renda para os usuários da GerAÇÃO/POA.

Cursos em OUTUBRO

card 2 módulo pppp-09

PPPP – PROGRAMA PÚBLICO DE PERFORMANCE PENÍNSULA – MÓDULO II

Professora: Andressa Cantergiani
24 de outubro a 19 de dezembro
Quartas-feiras, 19:00 as 22:00
Duração: 2 semestres (4 módulos)
Valor: R$150,00 (por módulo)

Encontros teórico-práticos incluindo a projeção de amplo material iconográfico do campo das artes visuais e artes do corpo, assim como estudos teóricos do campo da arte, da performance e áreas afins (filosofia, sociologia, ciências cognitivas, entre outras). Os encontros serão divididos em 4 módulos de 2 meses cada, sendo o último uma residência artística coletiva experimental. O curso também proporcionará um espaço para pesquisa autoral onde um período da aula será dedicado para análise crítica minuciosa dos trabalhos apresentados pelos próprios alunos, um espaço-tempo para que artistas, não-artistas e interessados em geral possam desenvolver e aprofundar suas pesquisas atuais de forma expandida, entendendo a relação da performance com outras práticas tais como fotografia, audiovisual, arte sonora, práticas tridimensionais. PPPP Atelier Livre – é um desdobramento do grupo de estudos programa Público de Performance Península (PPPP), que aconteceu em 2016 e 2017 na galeria Península e atualmente segue na BRONZE residência, arte participativa, intervenção urbana, entre outras.

Pré-requisito: sem pré-requisito

Andressa Cantergiani: Doutoranda em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS. Mestre em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Graduada em Arte Dramática pela UFRGS/RS. Estudou Performance Art na Universidade das artes em Berlin UDK/ALEMANHA. É fundadora e gestora da Galeria Península e da BRONZE residência.


Usina do Papel

cards papel artesanal_Prancheta 1

Curso de Papel Artesanal de Fibra de Sisal

24 de outubro a 12 de dezembro

Quartas-feiras, das 14h às 17h

Valor: R$150,00

Professoras: Josmeri Pergher Puhl e Jusçara Custódio

– A partir das cordas ou das podas das agaváceas surge um lindo papel artesanal de fibra que pode ser usado como suporte para a Arte.

 

 

cards papel artesanal_Prancheta 1 cópia-01

Curso de Papel Artesanal de Fibra de Bananeira

23 de outubro a 11 de dezembro

Terças-feiras, das 14h às 17h

Valor: R$150,00

Professoras: Josmeri Pergher Puhl e Jusçara Custódio

A partir do tronco da bananeira se confecciona um papel artesanal de fibra perfeito para a produção de sua Arte. Pré-requisito: Ter feito o curso de papel artesanal reciclado

Mais informações: 32898143 (Usina do Papel)


 

Inscrições pelo e-mail alivre@smc.prefpoa.com.br, informando curso desejado, nome completo e telefone para contato.

III NOA NOA

3ª NOA NOA – Feira Livre de Arte Impressa

Após uma parada de três anos este ano a NOA NOA – Feira Livre de Arte Impressa está de volta. No mês de outubro, junto com a programação do 32ª Festival de Arte Cidade de Porto Alegre. Estaremos realizando a sua terceira edição no Atelier Livre Xico Stockinger. Retomando nosso objetivo de promover, mostrar, divulgar, vender e discutir a produção impressa de artistas gráficos. Além das práticas tradicionais de gravura como: xilogravura, gravura em metal, litografia e serigrafia. Estaremos abertos a outros meios de reprodução gráfica desde carimbo, monotipia, xerox, mimeógrafo, offsete, eletrografia, clichê, etc. Passando por objetos como fanzines, cartazes, história em quadrinhos, livro de artista, gravuras, cédulas, selos, adesivos, etc.

 

Programação

Oficinas

Vamos Aquarelar?

Laura Castilhos

Idade: a partir de 6 anos até 12 anos

20 /10 das 15h às 16h30

Sinopse:  Será mostrado material específico da aquarela, seguido de

experimentação pelas crianças, enfatizando as misturas cromáticas. Logo após

serão ensinadas técnicas mistas com materiais diversos.


Oficina de impressão: monotipias e carimbos

Nara Amelia e Marcelo Lunardi

20/10 das 15h às 18h

público-alvo: Interessados em geral sem pré-requisitos

Sinopse: Oficina de introdução ao universo da impressão através da experimentação prática de processos básicos de monotipia e de carimbos com matrizes alternativas.

Materiais para matrizes: Lâminas de acetato (radiografia, transparência de retroprojetor, etc…), folhas de EVA, tesouras, estiletes; cola de silicone (cola quente), fita adesiva, lápis para desenho, palitos de madeira (aqueles de churrasquinho). Materiais para impressão: papéis e suportes alternativos para impressão (papéis coloridos e de diversos tamanhos, papel jornal, sulfite, seda, tecidos, etc.).


Experimentos em Quadrinhos

(oficina de nível básico/introdutório)

Carlos Jenisch

20/10 das 16h às 19h

público-alvo: Interessados em histórias em quadrinhos e arte no geral.

Sinopse: Produzir uma história em quadrinhos curta de uma página a partir de jogos descriação e outros disparadores, mesclando diferentes técnicas pictóricas.

Material necessário: Bloco de folhas canson A3 (gramatura acima de 180gr), e

lápis. Os demais materiais utilizados serão fornecidos pelo ministrante.


Oficina pequenos livros para Fanzine

Barbara Benz e Marize Vargas

21/10 das 15h às 17h

público-alvo: Interessados em geral.

Oficina de abordagem eminentemente prática. Excelente para zines.


GRAVURA ALTERNATIVA COM E.V.A

Cylene Dallegrave

21/10 das 17h às 19h

público-alvo: Interessados em geral

Criação de carimbos ou gravuras fáceis de fazer e reproduzir, utilizando recortes de EVA.

Link para inscrição nas oficinas aqui


Palestra

MEMÓRIA DA LITOGRAFIA, PEDRAS RARAS DA LIVRARIA DO GLOBO. 

20/10 18h

Miriam Tolpolar, professora titular da oficina de litografia do Atelier Livre até 2017, relatará seu minucioso trabalho de restauro em matrizes litográficas centenárias doadas pela antiga Editora e Livraria do Globo à Prefeitura de Porto Alegre. Registrada passo a passo, a empreitada transformou-se em livro com farta documentação fotográfica, onde constam todas as imagens recuperadas, em sua maioria rótulos para bebidas, fármacos e produtos alimentícios. O encontro também contará com a presença das artistas Cylene Dallegrave e Jane Machado, que fizeram o acompanhamento fotográfico e a editoração do projeto.


Bate papo

Ocupação Sala X – Caio Mascarello

20/10 às 14h

Roda de conversa sobre processos do artista Caio Mascarello na Ocupação da

Sala X. Com Daisy Viola e Caroline Fernandes e visita guiada na Sala X.


Bate papo

Processo de produção do livro “Quadrinhos que podem desgraçar sua vida (ou não)

21/10 às 16h

com os artistas participantes: Julia Tietbo, Aline Vargas, Laura Piovarova, Leandro Cholant, Gior Castel e Anna Jonko. Mediação: Carlos Jenisch


Bate papo

Perspectivas SIDI (Salão Internacional de Desenho para imprensa)

21/10 às 16h

O  Salão Internacional de Desenho para Imprensa visa estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa, em cinco categorias: Cartum, Charge, HQ, Caricatura e Ilustração Editorial.

Durante suas 25 edições, o Salão se consolidou como um dos principais meios de promoção e divulgação do produto gráfico brasileiro. A proposta é analisar o modelo do salão.  Mediação: Adriana Boff – Coordenadora de Artes Plásticas e GRAFAR.

 

32º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre – PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Abre dia 09 de outubro o 32º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre, com exposições, performances, oficinas e feira gráfica

Programação completa

 OFICINAS

As inscrições estão abertas! O valor das oficinas é de R$50,00, com 50% de desconto para municipários e idosos.

Inscreva-se aqui

Escrita em arte — da experiência ao experimento  – Francisco Dalcol  

16, 17, 18 e 19, das 14h às 17h

Como nossa experiência com a arte pode ser colocada em palavras? De que modo aquilo que vemos, percebemos e sentimos diante de uma obra pode se manifestar por meio da escrita? E no caso do artista, como escrever sobre o próprio trabalho? Em suma, como encontrar uma linguagem e um estilo adequados para se lançar à escrita de textos sobre arte? Francisco Dalcol tratará dos modos, das estratégias, das abordagens e dos vieses com que a escrita sobre arte pode se manifestar. Crítico de arte, pesquisador, jornalista e curador independente, doutorando em Teoria, Crítica e História da Arte (UFRGS), com estágio de doutoramento pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), Dalcol tem ampla experiência quando se trata de escrita de arte.

Espécies de espaços: narrativas andantes – Ana Carla Brito, Denise Helfenstein e Mayra Redin

16, 17, 18 e 19, das 14h às 17h

Entrecruzando as práticas e pesquisas das ministrantes, este laboratório articula espaços de leitura, experiência e registro. A partir de uma escuta atenta aos encontros, propõe experimentações envolvendo a palavra e a imagem através de exercícios e derivas sobre o lugar e a narrativa.

Ana Carla de Brito é professora e pesquisadora. Investiga obras e processos artísticos ligados à ideia de paisagem desde 2011. Denise Helfenstein é fotógrafa e professora de artes visuais. Orientadora do projeto ‘Um Guia Afetivo de Porto Alegre’, grupo-oficina do Atelier Livre. Mayra Martins Redin é artista, psicóloga e gosta de escrita e psicanálise. Interessa-se por questões relacionadas à imagem e palavra pensando a leitura, a escuta, a troca e as experiências coletivas. Orientadora do curso Imagem e palavra nas construções narrativas, no Atelier Livre.

Usina do Papel: Josmeri Pergher Puhl e Jusçara Custódio

16 e 17, das 14h às 17h

A Oficina de Papel Reciclado Artesanal propõe um contato e um aprendizado com este material muito descartado e que serve como suporte para a Arte e para a Encadernação. Do material que seria descartado a um novo suporte plástico. Do papel à fibra e a um novo papel. Serão abordadas a fibra, a trama e inserções no papel.

Espaço ativo – processo criativo nos limites da pintura – Carla Barth

17 e 18, das 14h às 17h

Através de uma imersão no trabalho da artista contemporânea Sarah Cain (EUA), a proposta deste curso se destina a explodir as zonas de conforto do que entendemos como pintura tradicional. Na exploração desses limites se dará prioridade a uma abordagem experimental das técnicas de pintura abstrata associada às concepções físicas, emocionais e psíquicas do espaço.  Carla Barth tem suas obras divulgadas em revistas de diversos países. Se inspira na natureza e nas diversas influências do folclore, mitologia, arte naif, clássica e oriental. Seus trabalhos nos transportam para o mundo da justaposição surreal e realidades reorganizadas, exploram uma área que está, estranhamente, sempre fora de ordem.

The Mushroom – Jorge Menna Barreto

16, 17, 18 e 19, das 19h às 22h

Serão quatro dias de discussão, interpretação e tradução do texto “The Mushroom at The End of The World” de Anna Tsing, escrito originalmente em inglês. Durante as aulas, serão preparadas refeições com diferentes tipos de cogumelos, buscando assim uma tradução do conteúdo do texto para que seja assimilado também por nossos sistemas digestivos e células. Jorge Menna Barreto vive e trabalha no Rio de Janeiro e em São Paulo. Artista e pesquisador, tem investigado a relação do trabalho de arte com o seu contexto e os possíveis desdobramentos das práticassite-specific na atualidade

Oficina de produção de painéis cerâmicos – Gilberto Menegaz

17, 18 e 19, das 19h às 22h

Proporcionar aos alunos uma visão ampliada das possibilidades de construção de módulos cerâmicos em atelier, através do uso de fôrmas de gesso e placas, bem como o uso de engôbes e esmaltes para revestimentos decorativos de painéis cerâmicos. Gilberto Menegaz estudou escultura, cerâmica e serigrafia em diferentes espaços de formação, sob orientação de artistas como Mauro Fuke e Cláudio Ely. Atua como instrutor de cursos de cerâmica em seu atelier desde 2014.

Iniciação à aquarela – Laura Castilhos

16 e 17, das 19h às 22h

A oficina mostrará os conhecimentos básicos da aquarela, seus materiais específicos, misturas cromáticas, e as técnicas mais utilizadas. Laura Castilhos é ilustradora, artista visual, e professora adjunta no Instituto de Artes da UFRGS. Leciona desenho e aquarela.

 

 ARTISTA CONVIDADO

The 42 Cards de Fiodor Pavlov-Andreevich – Edição 2018

Dias 18 e 19 de outubro – Teatro Renascença – Av. Erico Verissimo 307

Entrada gratuita

The 42 Cards é uma performance anual que corresponde à idade física do artista. O público recebe um cartão com as instruções sobre o que fazer com o corpo do artista e como tratá-lo e então acontece a interação entre artista/obra e o público. Seguindo a experiência histórica de Marina Abramovic, Yoko Ono, e em um lado mais contemporâneo, Zackary Drucker, o corpo do artista é colocado em um pedestal localizado em um palco do teatro, para que os visitantes façam fila enquanto assistem os outros visitantes interagindo com o corpo. O corpo do artista é capaz de receber até 500 pessoas nas cinco horas diárias de apresentação. Os visitantes são convidados a assumir a experiência de um corpo humano que não é mais individual e passar por um processo importante de alienação do corpo.

Programação:

18/10 – performance das 17h30 às 22h30

19/10 – performance  das 16h às 21h

21h15 encerramento da performance e fala com do artista

 

 AÇÃO EM REDE

No coração da agulha – Rede hilo_ Red fio (Porto Alegre, Belo Horizonte, Montevidéu)

Programação:

17/10 das 14h às 17h

Roda de bordado e encontro das dez toalhas na Praça Lupicínio Rodrigues

18/10 das 14h às 17h

Roda de bordado e encontro das dez  toalhas no Parque da Redenção

19/10 às 16h

Encerramento com a intervenção “Mesa de Thereza” + “Sombra Portátil”,  de Eliane Bruél  – Centro Municipal de Cultura

A Rede Hilo-Fio articula um conjunto aberto de ações colaborativas, intervenções urbanas e projetos de pesquisa que tem em comum a prática do bordado coletivo em toalhas de mesa de grandes dimensões. Circulando entre viadutos, ruas, calçadas, praças, parques, seminários e salas de aula de universidades e escolas, salas de espera e corredores de hospitais públicos, quilombos urbanos e feiras, as rodas de bordado atuam como superfícies de contato e inscrição de fragmentos de fala, mediando processos de conversação e improviso. Neste primeiro encontro da rede serão reunidas pela primeira vez as dez toalhas que vem sendo bordadas pelos diversos núcleos participantes do processo nos últimos quatro anos. Ao longo da semana, serão realizados percursos e rodas de bordado e compartilhamento destas experiências pela cidade, percorrendo os espaços onde os grupos de Porto Alegre tem trabalhado, com especial ênfase para a Praça Lupicínio Rodrigues, vizinha ao Centro Municipal de Cultura.

 

ARTISTA E SUA OBRA

Sala Álvaro Moreira – Av. Erico Verissimo 307

Entrada gratuita

16/10 – 17h30

Jorge Menna Barreto

17/10 – 17h30

Marina Camargo / Romy Pocztaruk e Daniel Galera

18/10 – 19h30

Rede Hilo_Red fio: relatos de percurso: apresentação pública das ações que vêm sendo desenvolvidas pelos três núcleos Porto Alegre, Belo Horizonte e Montevidéu.

 

AÇÃO / PERFORMANCE

Centro Municipal de Cultura – Av. Erico Verissimo 307

Entrada gratuita

16/10 – 19h30

Acústicos e Elétricos – aparelhos sonoros de Chico Machado

 17/10 – 19h30

Circuito de Performance PPPP- Atelier Livre

Consuelo Vallandro, Caroline Brito Bird, Roberta Vaz, Dani Amorin, Joe Nicolau, Chico Fernandez, Nana Corte e Milene Tafra

 

VIVA O CENTRO A PÉ

20 de outubro, às 9h30, na Praça Montevidéu, nº 10

Visita às obras do pintor muralista Emílio Sessa (Bérgamo/Itália, 1903-1990) nos seguintes locais: Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus (Ramiro Barcellos, 386), Igreja Sagrada Família (José do Patrocínio, 954), Capela Nosso Senhor dos Passos (Santa Casa de Misericórdia) e Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos). Palestrante: Arnoldo Walter Doberstein e Anna Paula Boneberg.

Chegar com 30 minutos de antecedência.

 

SARAU UM GUIA AFETIVO DE PORTO ALEGRE

20 de outubro, 16h

Biblioteca Josué Guimarães / Centro Municipal de Cultura – Av. Erico Verissimo, 307

Encontro de partilha de narrativas sobre a cidade que habitamos e que nos habita, selecionadas e desenvolvidas nos percursos de trabalho deste ano, sobretudo na região do entorno do Atelier Livre. Serão apresentadas leituras, escritos, registros de ações, caminhadas e outros encontros que se traduzem nas proposições do mural Um Guia Afetivo, em exposição na biblioteca. Partindo da observação do dia-a-dia e da pergunta “como traduzir estas percepções e afetos em palavras e imagens?”, este projeto vem traçando um percurso de conversas, estudos e caminhadas, com a elaboração de registros em múltiplas linguagens e materiais – desenho, pintura, fotografia, vídeo, colagens, escritos, entre outros. O conjunto destes trabalhos vem constituindo, assim, uma cartografia da cidade a partir do olhar/sentir de seus habitantes.

*Oficina regular do Atelier Livre orientada pela professora titular Ana Flávia Baldisserotto entre 2016 e 2017, e pela artista colaboradora Denise Helfenstein entre 2017 e 2018, como curso extra. 

 

3ª EDIÇÃO DA NOA NOA – Feira Livre de Arte Impressa

20 e 21 de outubro, das 13h às 20h

Atelier – Centro Municipal de Cultura – Av. Erico Verissimo, 307

Após uma parada de três anos este ano a feira livre de arte impressa está de volta. A terceira edição tem o objetivo de promover, mostrar, divulgar, vender e discutir a produção impressa de artistas gráficos. Além de expor as práticas tradicionais de gravura como xilogravura, gravura em metal, litografia e serigrafia, a feira estará aberta a outros meios de reprodução gráfica, desde carimbo, monotipia, xerox, mimeógrafo, offset, eletrografia e clichê, passando por fanzines, cartazes, história em quadrinhos, livro de artista, gravuras, cédulas, selos, adesivos.

 

EXPOSIÇÕES

 ACÚSTICOS E ELÉTRICOS – aparelhos sonoros de Chico Machado

09 de outubro, 18h30

Pinacoteca Aldo Locatelli – Praça Montevidéo, 10, Centro Histórico, Porto Alegre

Entrada gratuita

EMÍLIO SESSA: Tempos de Lembrança

09 de outubro, 18h30

curadoria Blanca Brites

Pinacoteca Aldo Locatelli – Praça Montevidéo, 10, Centro Histórico, Porto Alegre

Entrada gratuita

ATERRO – Daniel Galera, Marina Camargo e Romy Pocztaruk

15 de outubro, 18h30

Pinacoteca Ruben Berta – Rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico

Entrada gratuita

 

Para mais informações, clique aqui

 

 

Seminário História da Arte no RS – Arte, Mitos e Política

Temas pontuais sobre a História da Arte do Rio Grande do Sul pela ótica da monumentalidade, militância
política e construção dos mitos históricos, sob novas formas de abordagens de artistas e temas, bem
como informações inéditas, não disponíveis em publicações.

Dias 5, 26 e 31 de outubro, 9 e 30 de novembro
Sextas-feiras, das 14h às 17h30min
*Aula de 31 de outubro será Quarta-Feira
Valor: R$ 100,00
Inscreva-se aqui

Regulamento da 3ª Feira NOA NOA

20 e 21 de Outubro de 2018

Regulamento:

 

Poderão ser inscritos trabalhos em gravura: xilogravura,  gravura em metal, litografia e serigrafia. Outros meios de reprodução gráfica: carimbo, monotipia, xerox, mimeógrafo,
offset, eletrografia e clichê e objetos: fanzines, cartazes, história em  quadrinhos, livro de artista, gravuras, cédulas, selos, adesivos etc.

O  expositor deverá se inscrever unicamente pelo formulário disponível em: https://goo.gl/forms/ZvMpBJJNqbIkQeXs2

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de  inscrição;

Cada  artista ou grupo é responsável pela exposição e venda de seu  material;

O grupo ou artista expositor receberá uma mesa, e/ou parede, determinada  pela
organização, conforme sua necessidade, sendo de sua responsabilidade a
disposição, organização e venda de seus trabalhos;

O  horário da feira será das 13h às 20h, sábado (20) e domingo (21) de outubro de 2018;

Casos omissos serão resolvidos pela  comissão de organizadora.

Encontro com Siv Anneli Göransson

Grupo Nós do Fio convida para uma conversa aberta com a artista sueca Siv Anneli Göransson no Atelier Livre.

Estudou artes na Suécia, na Finlândia, na Dinamarca, no Chile e no Uruguai. Mora no Uruguai, onde desenvolve sua produção como artista e mestre de arte têxtil, sendo especialista em feltro feito à mão. Ensina o caminho na arte da feltragem para desenvolver a criatividade planejando, desenhando e desenvolvendo peças de uma maneira inovadora e propondo texturas, design e modelagens inusitadas.

Entrada gratuita.

AULA ABERTA: LITERATURA DE PAISAGEM

Oficina de leitura, escrita e contemplação

Cadastre-se em:
Aula Aberta – Literatura de Paisagem

A “paisagem” é uma ideia que foi construída culturalmente ao longo do tempo. Isso quer dizer que o modo como ela é percebida e representada tem uma história. Augustin Berque, um geógrafo que estuda a paisagem há muitos anos, escreveu um livro chamado “Cinco proposições para uma teoria da paisagem”. Nesse livro, o estudioso elenca 4 condições para considerarmos uma cultura como “paisagista”. Duas dessas condições são a representação pictórica de paisagens (como a pintura) e a representação escrita, como as descrições literárias na prosa e na poesia. No nosso curso vamos ver como as palavras fazem as imagens surgirem na nossa mente, e como as pinturas, ao longo da história da arte do Ocidente, fizeram referência a paisagens descritas na literatura.

Nossa aula aberta será um panorama desse paralelo entre literatura e pintura. Da poesia de Virgílio no século 1 a.C, passaremos pela tradicional Viagem à Itália de Goethe, observaremos as feições do cerrado mato-grossense que é descrito minuciosamente pelo Visconde de Taunay em Inocência, e provaremos da atmosfera aludida por Virgínia Woolf nos seus contos.

Literatura de Paisagem é a oportunidade de ver imagens (paisagens!) nas páginas escritas de poesias, romances e contos e exercitar o olhar para perceber a paisagem nos nossos caminhos cotidianos.

 

 

PROGRAMAÇÃO 2018/2

Confira abaixo cursos disponíveis:

GRAVURA

XILOGRAVURA [INTRODUÇÃO, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO]
Wilson Cavalcante (Cava)
Dia / Turno: quarta-feira – tarde (turma A) e noite (turma B)
Duração: 2 semestres
Prática de gravar em materiais como madeira, borracha, plástico ou linóleo tendo a xilogravura como linguagem expressiva. Edições observando convenções.
Ingresso: entrevista.

INTRODUÇÃO A GRAVURA
Renato Garcia
Dia/Turno: quinta-feira – tarde
Duração: 2 meses
Noções básicas sobre a prática e o aprendizado em gravura (Monotipias, xilogravura e ponta seca). Através de aulas práticas e expositivas, serão trabalhadas noções básicas de gravação, entintagem e impressão.
Ingresso: prática com a produção de imagem (em desenho, pintura, fotografia…) e entrevista escrita

FUNDAMENTOS DA LITOGRAFIA (extra)
Cylene Dallegrave
Dia/turno: quarta-feira – tarde
Duração: 2 semestres
Princípios básicos da litografia, com prática em atelier. Preparação da matriz ; desenho com lápis, bastão ou pena; uso de pincel e aguadas; experimentação de texturas; processos químicos; entintagem; impressão; convenções para siglas e numeração de cópias. A utilização da cor também será enfocada, através de colagens (chine collé) e/ou impressão em cores, bem como outros experimentos como a transferência de xerox e a utilização de suportes não tradicionais.
Ingresso: sem pré-requisito

GRAVURA EM METAL: INTERFERÊNCIAS E MONTAGENS (extra)
Nara Amelia Melo
Dia/turno: quarta-feira – manhã
Curso prático que propõe a criação artística por meio da gravura em metal em relação com o desenho, aquarela e bordado. Através de uma poética interdisciplinar, entre o universo das Artes Visuais e da Literatura, propõe-se a aproximação de imagens e textos. O caráter múltiplo da gravura será pensado como meio de produção de obras únicas, através de interferências e montagens posteriores à impressão.
Duração: 2 semestres
Ingresso: sem pré-requisito

CERÂMICA

OFICINA DE CERÂMICA BÁSICA (extra)
Gilberto Menegaz
Dia/Turno: quinta-feira – noite
Duração: 1 semestre
Conhecimentos básicos de construção de objetos cerâmicos, através de técnicas de rolinhos, placas ou modelagem, bem como técnicas de pintura e revestimentos com engóbes e polimento, processos de queima alternativos. Neste módulo o aluno iniciante ou com algum conhecimento básico, aprenderá os diferentes técnicas e tipos de construção em cerâmica, chegando ao final do curso, habilitado a construir diferentes peças em diversos acabamentos e técnicas, explorando a mono-queima em forno elétrico e queimas alternativas, com serragem e folhas.
Ingresso: sem pré-requisito

TRIDIMENSIONAL

ASSAMBLAGEM [INTRODUÇÃO]
Eleonora Fabre
Dia /Turno: quarta-feira – tarde
Duração: 1 semestre
Colagens de materiais e formas diversas para construções significativas em três dimensões.
Ingresso: entrevista

ASSAMBLAGEM [INTERMEDIÁRIO]
Eleonora Fabre
Dia /Turno: terça-feira – tarde
Duração: 1 semestre
Colagens de materiais e formas diversas para construções significativas em três dimensões.
Ingresso: entrevista

ESCULTURA EM PEDRA PARA INICIANTES
José Francisco Alves
Dia/turno: quinta-feira – tarde
Duração: 1 semestre
Realização de esculturas em pedra sabão. Desenvolvimento das técnicas de esculpir a pedra com ferramentas específicas.
Ingresso: entrevista
Pré-requisitos para matrícula: experiência prévia em algum trabalho artístico, especialmente trabalhos tridimensionais (escultura, entalhe, cerâmica, objeto). Os alunos devem providenciar os materiais e ferramentas que serão utilizadas na oficina: pedra-sabão, barro, ferramentas manuais e elétricas.

DESENHO E PINTURA

CORRENDO RISCO – DESENHO [INTRODUÇÃO, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO]
Wilson Cavalcante (Cava)
Dia / Turno: terça-feira – tarde
Duração: 2 semestres
Desenho de observação, imaginação e figura humana a partir de modelo vivo. Exercícios básicos e noções sobre composição, ponto e linha, luz e sombra, textura, proporção, traço e profundidade.
Ingresso: entrevista e apresentação de trabalhos

CORRENDO RISCO – DESENHO [ INTRODUÇÃO E INTERMEDIÁRIO]
Wilson Cavalcante (Cava)
Dia / Turno: quinta-feira – noite
Duração: 2 semestres
Primeiro semestre: exercícios básicos; o gesto descritivo e direto; Noções sobre composição, ponto e linha, luz e sombra, textura, profundidade proporção, variação de traço.
Segundo semestre: observação e imaginação; diversidade de técnicas e materiais; a figura humana; Desenho como forma de expressão; busca de uma poética e linguagem expressiva.
Ingresso: entrevista e apresentação de trabalhos

EXERCÍCIOS BÁSICOS DE DESENHO E PINTURA [INTRODUÇÃO]
Renato Garcia dos Santos
Dia / Turno: segunda-feira – manhã
Duração: 1 semestre
Exercícios básicos e o aprendizado em desenho e pintura subsidiando a construção de uma prática autônoma. Através de aulas práticas e expositivas, serão trabalhadas noções básicas relativas ao uso da linha no desenho, esboço, textura, luz e sombra, perspectiva, profundidade, entendimento e uso da cor.
Ingresso: entrevista escrita e teste prático

A EXPERIÊNCIA DA PINTURA – PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS (extra)
Carla Barth
Dia / Turno: sexta-feira – manhã
Atelier de Pintura 1
Duração: 1 semestre
O curso A experiência da pintura – processos contemporâneos é voltado para a experimentação da prática da pintura com a finalidade de explorar diferentes processos que possam enriquecer o repertório criativo dos participantes. O curso também pretende abordar como referência, diversos artistas cujos trabalhos apresentam características híbridas em seus processos de criação.
Ingresso: sem pré-requisito

MULTIDISCIPLINARES e TEÓRICOS

Seminário História da Arte no RS – Arte, Mitos e Política
Dias 5, 26 e 31 de outubro, 9 e 30 de novembro
Sextas-feiras, das 14h às 17h30min
*Aula de 31 de outubro será Quarta-Feira
Temas pontuais sobre a História da Arte do Rio Grande do Sul pela ótica da monumentalidade, militância
política e construção dos mitos históricos, sob novas formas de abordagens de artistas e temas, bem
como informações inéditas, não disponíveis em publicações.

LITERATURA DE PAISAGEM: a que nos habita e a que habitamos (extra)
Ana Carla de Brito
Dia / Turno: terça-feira – noite
Duração: 1 semestre
A paisagem é uma ideia inventada culturalmente, sendo representada de diferentes maneiras na literatura e nas artes plásticas. Este curso pretende apresentar algumas concepções de paisagem através de aulas expositivas e leituras orientadas de obras literárias. A partir das leituras serão feitos exercícios de escrita para que os participantes trabalhem o tema da paisagem desenvolvendo expressões próprias.
Áreas de interesse: literatura, história da arte, escrita criativa.
Ingresso: sem pré-requisito

IMAGEM E PALAVRA NAS CONSTRUÇÕES NARRATIVAS (extra)
Mayra Martins Redin
Dia / Turno: quartas-feira – tarde
Duração: 2 semestres
Um curso para exercitarmos construções de narrativas a partir da prática da escrita, da fotografia, do áudio e do desenho, com o objetivo de experimentar as relações entre imagem e palavra. A oficina teórico-prática acontecerá nos espaços do Atelier Livre – biblioteca, horta, corredores – nos seus entornos e nos espaços domésticos de cada participante.
Ingresso: sem pré-requisito

PPPP – PROGRAMA PÚBLICO DE PERFORMANCE PENÍNSULA (extra)
Andressa Cantergiani
Dia/turno: quarta-feira – noite
Duração: 2 semestres( 4 módulos de 2 meses cada)
Encontros teórico-práticos incluindo a projeção de amplo material iconográfico do campo das artes visuais e artes do corpo, assim como estudos teóricos do campo da arte, da performance e áreas afins (filosofia, sociologia, ciências cognitivas, entre outras). Os encontros serão divididos em 4 módulos de 2 meses cada, sendo o último uma residência artística coletiva experimental. O curso também proporcionará um espaço para pesquisa autoral e para análise crítica minuciosa da produção dos alunos, um espaço-tempo para que artistas, não-artistas e interessados em geral possam desenvolver e aprofundar suas pesquisas atuais de forma expandida, entendendo a relação da performance com outras práticas tais como fotografia, audiovisual, arte sonora, práticas tridimensionais.
Ingresso: sem pré-requisito

LABORATÓRIO DE QUADRINHOS (extra)
Carlos Jenisch
Dia/turno: quinta-feira – noite
Duração: 1 semestre
No curso Laboratório de Quadrinhos a proposta é explorar as possibilidades dessa linguagem, fazendo jogos-exercícios para produzir e pensar sobre quadrinhos de um modo não convencional. Durante as aulas, faremos exercícios de escrita; experimentos com composição,
desenho, pintura e colagem para que cada participante produza e entenda melhor sobre cada elemento que compõe histórias em quadrinhos na sua essência.
Ingresso: sem pré-requisito

USINA DO PAPEL

CURSO PAPEL ARTESANAL RECICLADO
Josmeri Puhl e Jusçara Custódio
Dia/Turno: terça-feira – tarde
Duração: 07/08 a 25/09
O curso possibilita o conhecer e o fazer do papel artesanal abordando fibras e tramas, diversas técnicas e diferentes tipos de tingimentos.
Ingresso: sem pré-requisito

CURSO PAPEL ARTESANAL RECICLADO DE TRAPOS
Josmeri Puhl e Jusçara Custódio
Dia/Turno: quinta-feira – tarde
Duração: 09/08 a 04/10
O curso possibilita a confecção do papel artesanal a partir de trapos de algodão, considerando aspectos botânicos, históricos, culturais e artísticos.
Ingresso: Pré-requisito: ter feito o curso “papel artesanal reciclado” ou já saber fazer papel artesanal

PAPEL – DOBRAS & PONTOS (extra)
Bárbara Benz/ Marize Vargas
Dia/Turno: quarta-feira – tarde
Duração: 1 semestre
Experimentação e reflexão em torno do fazer do objeto livro como suporte de linguagem, texto e imagem e como meio de expressão em si. Serão produzidos pequenos livretos para expressar ideias sintéticas, dobrados a partir de uma folha só e livros com vários cadernos costurados direto na capa. O curso promoverá a apropriação das possibilidades técnicas das estruturas de
encadernação para a criação de projetos de livros de artista e livro-objeto.
Ingresso: sem pré-requisito

AÇÕES COLABORATIVAS

BORDADO INVENTADO NA PRAÇA
Ana Flávia Baldisserotto
Dia/turno: encontros mensais aos sábados
Ação de aproximação entre vizinhos, passantes e a comunidade de artistas, professores e alunos do Atelier Livre através de rodas de bordado inventado de grandes toalhas de mesa que são usadas em piqueniques e/ou festas concebidas coletivamente na praça. Os encontros funcionam como laboratórios colaborativos onde a convivência e o compartilhamento de experiências, histórias, saberes e desejos abre caminhos para a invenção.
Ingresso: sem pré-requisito, conversa aberta com os interessados na primeira sexta-feira do semestre, às 9h no auditório do Atelier Livre.
Local: Auditório e Praça Lupicínio Rodrigues

HISTÓRIAS AMBULANTES
Ana Flávia Baldisserotto
Dia/Turno: quarta-feira – tarde
Oficina em formato de prática colaborativa, no âmbito do projeto Armazém de Histórias Ambulantes, uma banca de escambo que atua quinzenalmente no parque da Redenção, em Porto Alegre. Os participantes da oficina tem a oportunidade de integrar-se às atividades cotidianas da banca, bem como trabalhar na elaboração de narrativas textuais e visuais suscitadas pela observação e escuta dos narradores de rua.
Ingresso: sem pré-requisito, conversa aberta com os interessados na primeira semana do semestre.
Local: Auditório do Atelier Livre e Redenção

 

CRONOGRAMA 2018/2

Inscrições cursos regulares: 09/07/2018 a 27/07/2018

Inscrições cursos extras: 26/07/2018 a 17/08/2018

Início das aulas cursos regulares: 06/08/2018

Início das aulas cursos extras: 20/08/2018

Encerramento: 07/12/2018

 

HORÁRIOS DOS CURSOS:
manhã: das 9h às 12h
tarde: das 14h às 17h
noite: das 19h às 22h

Para realizar a inscrição, enviar e-mail informando nome completo, telefone para contato e nome/ data do curso desejado.

ATELIER LIVRE DA PREFEITURA XICO STOCKINGER
Centro Municipal de Cultura
Av. Erico Veríssimo, 307
CEP: 90160- 181 / Porto Alegre/ RS
alivre@smc.prefpoa.com.br
blog: atelierlivre.wordpress.com
Secretaria do Atelier Livre
Fones/ 3289 8057/ 3289 8058